Prodyalca

Sobre

Quem somos

A PRODYALCA foi fundada em 8 de Setembro de 2004, dedica-se à concepção e desenvolvimento, fabricação e comercialização de vários produtos químicos para: tratamento de águas, manutenção industrial, construção civil, canal Horeca, serviços bem como papel industrial, equipamentos e vários utensílios de limpeza.
Nasce da experiência profissional do sócio fundador que desempenhou funções de agente comercial numa multinacional americana do mesmo ramo. A Prodyalca iniciou a actividade com 2 funcionários (1 comercial e uma administrativa) e emprega hoje um numero significativo de pessoas das quais cerca de 30% com formação de nível superior.
A sede e as suas instalações situam-se no concelho de Alcanena, distrito de Santarém. O crescimento da empresa tem sido notável; para este feito em muito contribuiu a aposta na internacionalização.

Objectivos

A empresa tem como objectivo a curto prazo a liderança no sector, do mercado regional, a expansão a nível nacional (a empresa já detém pólos importantes de facturação em Lisboa, Porto e Setúbal), bem como a continua internacionalização para os PALOP`s, Espanha e Marrocos.

Os objectivos a que se tem proposto a nível de crescimento estão amplamente cumpridos. A empresa construiu uma unidade industrial nas imediações da A1 (saída Torres Novas/Alcanena), cuja inauguração ocorreu em Maio de 2012.

Na prossecução dos seus objectivos a empresa viu aprovada a sua candidatura ao QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), no âmbito da internacionalização, certificação ISO 9001:2008 , publicidade, comunicação e no desenvolvimento das TIC.

Responsabilidade Social

Prodyalca é intransigente nos valores que defende, tais como a luta permanente pela qualidade, pelos valores ambientais, pela concorrência leal e pela responsabilidade social.
A Prodyalca defende ainda um valor muito importante que é o da solidariedade, a empresa não ambiciona ficar com todos os lucros que consegue gerar na sua actividade, pretende distribuir parte desses lucros, apoiando, lares, escolas, grupos desportivos, recreativos e sócio-culturais.
A Prodyalca quer ir ainda mais longe, pretende instituir a “Bolsa Prodyalca”, para que as crianças mais desfavorecidas possam continuar os seus estudos.

Missão

A Prodyalca tem como missão servir os seus clientes com o melhor binómio qualidade/preço, fornecendo aos seus clientes garantia total de satisfação. A empresa obriga-se a ter também uma missão social na ajuda dos mais desfavorecidos.

Prodyalca e o Ambiente

ISO 14001
A Prodyalca é inflexível nos valores que defende. A luta permanente pela qualidade e pelos valores ambientais são a prova disso mesmo.
Certificação ISO 14001 - Sistemas de Gestão Ambiental (SGA), com o âmbito “Concepção e desenvolvimento, fabricação e comercialização de produtos químicos e assistência técnica” permite-lhe demonstrar o compromisso com a protecção do meio ambiente, reforçando a imagem institucional e acompanhando a constante evolução do mercado.

O que é a ISO 14001?
A ISO 14001 prevê requisitos para a gestão mais eficaz dos aspectos ambientais das actividades do seu negócio, tendo em consideração a proteção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento legal e necessidades socio-económicas.

Política da Qualidade e Ambiente

A gerência da Prodyalca – Comercio de Produtos Químicos, Lda, ciente de uma competitividade cada vez mais forte, uma mais rápida evolução tecnológica e exigências de mercado cada vez maiores, e mais conscientes da necessidade da Protecção do ambiente e do desenvolvimento sustentável, optou por promover determinadas acções com vista a ultrapassar as necessidades dos seus clientes e outras partes interessadas, conduzindo ao cumprimento dos requisitos e à melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão Integrado, de acordo com a norma NP EN ISO 9001 e NP EN ISO 14001.

Desta forma, podemos destacar alguns dos princípios primordiais que constituem a nossa Política da Qualidade e Ambiente, que são os seguintes:

  • Satisfação Permanente dos Clientes, satisfazendo as suas necessidades e requisitos em termos de qualidade e prazos de entrega;
  • Estabelecimento de uma Estreita Cooperação com os Nossos Fornecedores no sentido de proporcionar um crescimento conjunto;
  • Utilizar de forma racional as matérias-primas e os recursos naturais, de forma a minimizar os consumos através da implementação de melhores técnicas disponíveis e boas práticas ambientais;
  • Melhoria Contínua do Sistema de Gestão Integrado, Prevenção da Poluição e Protecção do Ambiente, ao procurar sempre novas soluções que possibilitem fortalecer a empresa tanto a nível organizacional, ambiental e pessoal, nomeadamente a nível da formação, auditorias internas e acções correctivas e que nos permitam cumprir os nossos objectivos estratégicos;
  • Cumprimento dos Requisitos Legais aplicáveis à Prodyalca e das obrigações de conformidade relativas aos seus aspectos e impactos ambientais inerentes às suas actividades, produtos e serviços.

 

Esta Política da Qualidade e Ambiente é devidamente divulgada, para que seja tida em conta por todos os colaboradores da organização, pelos que trabalham em seu nome e todas as partes interessadas.

Código de Boas Práticas Ambientais

Gestão de Resíduos:

Fazendo parte das boas práticas ambientais, a Prodyalca adotou há vários anos um sistema de separação selectiva de resíduos, existindo locais próprios e devidamente identificados para o efeito. Assim e sem que se encontrar nas instalações da Prodyalca, deverá pôr em prática a separação efectiva dos resíduos, de acordo com as suas características.

No armazém poderá encontrar depósitos para os seguintes resíduos:
Resíduos de embalagens: Embalagem Papel e cartão (LER 15 01 01)
Resíduos contaminados: Material absorvente e desperdícios (LER 15 02 02)
Resíduos Urbanos equiparados: Plásticos, filmes e outros (LER 20 01 39)
Para além destes, em diversos locais da fábrica, encontrará contentores e depósitos para resíduos de embalagens de plástico, resíduos de embalagens de madeiras (paletes), embalagens de vidro e metais ferrosos.
Se forem gerados resíduos diferentes dos identificados na Prodyalca deverá informar o responsável pelo departamento da Qualidade e Ambiente.

 

Derrames e Contaminações Ambientais:

A Prodyalca identificou situações de emergência ambiental, nomeadamente que envolvam o derrame de produtos químicos que possam causar danos no meio ambiente.
Assim, sempre que se encontrar nas instalações da Prodyalca e detetar alguma situação de emergência ambiental, deverá contactar o responsável pelo departamento da Qualidade e Ambiente ou o responsável pelo Armazém, descrevendo o problema bem com o local da ocorrência.
Caso não consiga contactar nenhum dos colaboradores da Prodyalca mencionados anteriormente, deverá relatar a ocorrência ao primeiro colaborador que encontrar na Prodyalca.

É terminantemente proibida a descarga de qualquer produto para a rede de águas pluviais.

 

Aspectos e Impactos Ambientais:

Os veículos e máquinas que sejam utilizados dentro das instalações da Prodyalca, deverão encontrar-se em boas condições de manutenção, sobretudo no que diz respeito à emissão de ruído, gases e sem derrames nem fugas de óleo ou outros produtos.
Na maioria dos fornecedores externos da Prodyalca, esta última identificou como principais aspectos ambientais situações relacionadas com o consumo de energia, derrame de óleo bem como derrames de produtos químicos.

Certificado TUV

Prodyalca, Lda.
E.N. 243 - km 29,3
Sítio da Machuqueira - Moitas Venda
Apartado 122
2384-909 Alcanena, Portugal


Tel.: +351 249 891 606
email: comercial@prodyalca.com